Projeto de Pesquisa e Confecção de Dobraduras
1. Dados de Identificação:
Site: http://www2.uol.com.br/ecokids/oficina.htm
Atividade do site: Eco-oficina de Origami
Período de desenvolvimento da atividade: 2 semanas
2. Características sensório-cognitivas exigidas para a realização da atividade: Capacidade de comunicação de maneira convencional desenvolvida e em desenvolvimento, ou seja, em processo de aquisição da linguagem.
3. Habilidade a ser desenvolvida: Por meio da comunicação com o grupo (professor e colegas) os alunos construirão materiais coletivamente, necessitando participar da atividade para que a mesma seja alcançada pelo grupo.
4. Objetivos:
* Interagir com o grupo para a construção coletivamente;
* Realizar pesquisas em endereços eletrônicos;
* Socializar os conhecimento por meio de recursos;
* Desenvolver a auto-estima e autonomia;
* Adquirir a compreensão e solidariedade com as diferenças;
* Realizar dobraduras; e
* Sentir-se capaz de produzir e compartilhar.
5.Conteúdo:
Linguagem: Comunicação.
Educação Artística: Dobradura. Recorte e colagem.
Ciências: Meio Ambiente.
6. Desenvolvimento da atividade:
Atividade Inicial: Preferencialmente na sexta-feira fazer o levantamento de informações dos conhecimentos da turma sobre a técnica da dobradura. Solicitar pesquisa para a próxima aula, explicar que neste dia eles poderão trazer todo o tipo de material como, recortes de jornal ou revista, matérias publicadas sobre o assunto, anotações de transmissão oral com os familiares, impressos etc.
1ª Atividade: O professor mediará a troca de informações trazidas pelos alunos, podendo confeccionar um cartaz ou fixar os materiais no mural. Se necessário acrescentar informações, inclusive devendo estar preparado, com a história da criação da dobradura e algumas curiosidades.
2ª Atividade: O professor propõe uma votação sobre qual tema poderão realizar dobraduras, relacionados ao Meio Ambiente.
3ª Atividade: Todos no laboratório de informática para pesquisar imagens de dobraduras e modo de confecção das mesmas. Selecionando algumas para a impressão, que serão trazidas na próxima aula. Site recomendado: http://www2.uol.com.br/ecokids/oficina.htm
4ª Atividade: Os alunos procederão a atividade de dobradura conforme os modelos pesquisados na internet e trazidos de casa.
5ª Atividade: Confecção de uma maquete com as dobraduras afixadas, com palitos e cola, para que fiquem firmes, e com a denominação de cada uma delas. Construção de um álbum, que consiste em uma pasta com os materiais trazidos de pesquisa de casa e instruções buscadas na internet.
Atividade Final: Socializar a maquete e o álbum em uma área comum da escola, que fique acessível durante o recreio das turmas. Manter a exposição por uma semana e criar uma escala para que alguns alunos da turma fiquem responsáveis pela demonstração e esclarecimento de dúvidas.
7. Recursos de apoio (por exemplo, tecnologia assistiva):
* Laboratório de Informática;
* Folhas de ofício e tesoura;
* Papelão firme para base da maquete, palitos (de picolé e de dente) e cola;
* Papéis pequenos com os nomes das dobraduras e fita durex; e
* Pasta para arquivar os materiais pesquisados.
8. Estratégias de acompanhamento da atividade:
A atividade será desenvolvida baseada na pesquisa e interesse doa alunos de modo que o professor fará mediação durante a execução das atividades por parte dos alunos de maneira a estimular a troca e o auxílio mútuo entre eles.
9. Observações:
Estas atividades foram pensadas para uma turma de 4º ano com alunos autistas, com Síndrome de Down, Altas Habilidades ou Transtorno Globais do Desenvolvimento. A intenção é proporcionar que interajam normalmente com os demais. A visão para o desempenho da atividade por eles será diversificada; ainda que a atividade tenha caráter mais de formação do conhecimento do que de avaliação classificatória. Ou seja, visa o desenvolvimento de todos os alunos, de maneira que cresçam como indivíduos e dentro do grupo ao qual pertencem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário