Total de visualizações de página

Postagens populares

domingo, 13 de novembro de 2011

Definição - Deficiência Psicossocial

    Definição: Nesta deficiência há sequelas de transtorno psíquico associado a quadros de depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtornos globais do desenvolvimento (Espectro do Autismo, Síndrome de Williams, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Síndrome de Kanner*) etc** 
    A deficiência psicossocial é também chamada de  “deficiência psiquiátrica” ou “deficiência por saúde mental” foi incluída na lista de deficiências através da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), adotada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 13/12/06. Entretanto dizer “pessoa com deficiência psicossocial” não é o mesmo que “pessoa com transtorno mental”. Trata-se de “pessoa com sequela de transtorno mental”, uma pessoa cujo quadro psiquiátrico já está estabilizado. 
    O termo “pessoa com deficiência psicossocial” (PcDP) é relativamente novo, a denominação anterior era, “pessoa com deficiência psiquiátrica”. Na década de 80 estas pessoas já se organizavam em grupos de autoajuda, quando eram chamadas “ex-pacientes psiquiátricos” e na década de 80, consideravam-se “sobreviventes da saúde mental” (ou “sobreviventes da psiquiatria”) e começaram a ser chamamados de “deficientes psiquiátricos”.***

 ** PORTO ALEGRE (RS). Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em parceria com a Faders. Dicas de Convivência com Pessoas com deficiência. Porto Alegre: Corag, 2011.
 *** Disponível em: <http://advoclip.com.br/deficiencia-psicossocial> Acesso em 13 nov. 2011
aci; � p ' 8�u �� yle='font-size:10.0pt; font-family:"Arial","sans-serif";color:#444444'> ** PORTO ALEGRE (RS). Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em parceria com a Faders. Dicas de Convivência com Pessoas com deficiência. Porto Alegre: Corag, 2011.
 *** Disponível em: <http://advoclip.com.br/deficiencia-psicossocial> Acesso em 13 nov. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário